Imagem capa - PRÓTESE por Isabella Ramos de Souza

PRÓTESE

Você sabia que a palavra propósito vem da mesma raiz que a palavra prótese? Pois é, eu também achei estranho no começo. Guarde essa informação, logo você vai entender.

Os primeiros capítulos do livro de Êxodo conta sobre Moisés, um israelita que tinha como propósito libertar o povo de Israel da escravidão no Egito. Numa época em que todos os meninos israelitas deveriam ser jogados no rio logo após o nascimento, Moisés foi adotado pela filha do rei quando ela o encontrou numa cesta na beira do rio, perfeitamente protegido pelo cuidado de sua mãe israelita. Outro dia vamos dissertar um pouco mais sobre essa parte da vida de Moisés e como Deus não faz nada aleatoriamente.

O menino cresceu e num certo ponto de sua vida fugiu para a terra de Midiã. Ali casou-se com Zípora e cuidou das ovelhas de seu sogro, Jetro. Num belo dia em que ele levou o rebanho para o outro lado do deserto e foi até o monte Sinai, Deus o chamou para uma conversa recheada de milagres e detalhou boa parte do propósito que sonhou para Moisés. Após as incansáveis vezes em que o israelita deixou claro o quanto não sabia conversar com o povo e todos os nítidos sinais de Deus confirmando essa ser a Sua vontade para ele, Moisés decidiu voltar ao Egito e fazer o que lhe foi proposto. No caminho, Moisés precisou quase que literalmente morrer para si, já que ia viver o propósito de Deus. Guarde todas essas informações, vamos voltar a falar sobre prótese.

A função da prótese é restabelecer um funcionamento original, por exemplo: Uma pessoa sofre um acidente de carro e precisa amputar uma parte da perna. Ela tem a opção de usar uma prótese para restabelecer o funcionamento original, ou seja, andar novamente. Aí percebemos 2 características da prótese, ela é opcional e ela só funciona quando uma parte do corpo "morre". O propósito de Deus pra Moisés tinha essas mesmas características, era opcional e só iria funcionar quando ele morresse para as próprias vontades. Assim também é o propósito de Deus para cada um, a sua função é restabelecer o nosso funcionamento original, o motivo para o qual fomos criados: Revelar Jesus e se relacionar com Ele. É opcional e só funciona quando morremos para as vontades da nossa alma, aqueles desejos que produzem o pecado.

É nesse ponto que o relato sobre Moisés e o conceito de propósito e prótese se encontram. Ele teve o seu funcionamento original restabelecido quando morreu para si e obedeceu ao seu Criador, afinal toda plenitude está Nele e não há felicidade fora do Seu propósito.

Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
 Romanos 12:2